Blog

Dr. Joares Luiz Nogara

Faleceu no dia 23 de março de 2021, aos 83 anos, Dr. Joares Luiz Nogara, ex-presidente da SOBED-SC na gestão 2000-2002.

Residente em Blumenau, atendia no Centro Clínico Santa Isabel por quase 60 anos e foi um dos primeiros médicos gastroenterologistas do estado.

Atuou como diretor técnico e diretor clinico do Hospital Santa Isabel, participando da implantação do serviço de transplantes de fígado e professor de medicina da Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB .

Desfile em comemoração aos 159 anos de Blumenau – Médicos HSI – Dr. Marcus Vinícius Campos Rosa, Dr. Solveig Davi Machi, Dr. Joares Luiz Nogara, Dr. Walmor Belz

Avô de seis netos, deixa a esposa Sônia Scheidemantel Nogara, filhos: Luiz Felipe , Maria Fernanda e Marcelo Nogara ( que seguiu profissão do pai).

Dr. Nogara era especialista em endoscopia digestiva e foi um dos associados fundadores da SOBED. A SOBED-SC teve a oportunidade de entrevista-lo em 2020 , o qual contribuiu, com suas memórias, para o registro da história da endoscopia digestiva em Santa Catarina. O especialista redigiu sua contribuição e enviou a associação:

Algumas palavras de Ex-presidentes da SOBED-SC sobre o Dr. Joares Nogara:

“Difícil imaginar o Hospital Santa Isabel sem a presença do Dr. Joares. Foi ele o meu padrinho, que me trouxe ao Hospital. Com ele formamos o primeiro Serviço de Endoscopia Digestiva de Blumenau e um dos pioneiros em Santa Catarina. Apaixonado pela medicina, pelo hospital e pelos seus pacientes. Bondoso, feliz com o que fazia. Transmitia serenidade, bondade, olhando o paciente como um todo, com um olhar especial aos seus sentimentos, afagando-os calorosamente, trazendo para seu colo… E se perdia no tempo com cada um deles, por quem era e continua sendo adorado. Cedo chegava. Tarde saía. Praticamente todos os dias quando eu deixava o hospital ou retornava para alguma emergência, as luzes do seu consultório estavam acesas… 22 horas ou mais era normal a sua ida para casa, repousar para recomeçar no dia seguinte. Ele sua fiel escudeira, Rosinha. Já sinto um vazio imenso em meu coração. Nos encontramos muito pouco nos últimos tempos, mas sempre que nos víamos nos prometíamos que nos encontraríamos para relembrar os velhos tempos, com a velha guarda que ainda por aqui está… Saudades, Joarês e uma raiva imensa por não termos feito isso. Essa cilada que a vida lhe pregou não nos permitiu… Marcelo, Sônia e familiares, só me resta lhes enviar os meus sentimentos. Meus e de Marlene. Um dia cumpriremos o nosso tempo nessa dimensão e estaremos todos juntos. Quem sabe inventando outras coisas. Vazio profundo. Saudades.”

Edson Pedro da Silva

.

“Grande médico, professor e uma excelente pessoa! Um dos profissionais mais apaixonados pela medicina e pelos pacientes que eu tive o prazer de conhecer durante a minha faculdade e residência médica. Tive a oportunidade de participar do grupo de medicina psicossomática que coordenava onde ensinava que o mais importante na prática médica era ouvir o paciente, não apenas os sintomas mas também suas angústias e dilemas internos. Com seu sorriso e humildade transmitia alegria e serenidade por onde passava, e era muito querido por todos. Sentado a beira do leito sempre trazia uma palavra de paz e esperança aos pacientes mesmo em situações críticas. Que descanse em paz junto com todas as pessoas que ajudou nesta vida.”

Felipe Paludo Salles