Blog

Fórum Endoscopia e o Mercado de Trabalho

No dia 09 de março de 2019, Florianópolis sediou o Fórum de Endoscopia e o Mercado de Trabalho. A atividade foi realizada nas dependências do SESC Cacupé e contou com profissionais de Endoscopia Digestiva de todas as regiões do estado, em sua grande maioria, proprietários de clínicas.

A programação teve início pela manhã com o workshop “Centrais de Negócios: Vantagens, Riscos e Funcionamento”, apresentado por Adriano Arthur Dienstmann, profissional contratado pela organização. 

Durante a tarde, o presidente da SOBED nacional, Jairo Silva Alves, apresentou o tema “Endoscopia e o Mercado de Trabalho”. Em seguida, houve um debate a respeito da Comissão Estadual de Honorários Médicos, com a apresentação do Dr. Gerson Cesar Brasil Júnior, de Pernambuco, sobre a experiência de sucesso da SOBED Pernambuco. Na ocasião, ele discorreu sobre as ações realizadas na região.

Participaram do debate o ex-presidente da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia, Manoel Carlos de Brito Cardoso, o presidente da SOBED Nacional, Dr. Jairo Silva Alves, o presidente da SOBED-SC, Felipe Paludo Salles, o representante do CREMESC e da Associação Catarinense de Medicina, Wuilker Knoner Campos, e o presidente do Sindicato Médico de Santa Catarina, Cyro Veiga Soncini.

Após um debate que resultou em questões bastante produtivas, iniciou-se a parte prática do Fórum, com a Implementação da Central de Negócios. Nessa etapa, o advogado Erial Lopes de Haro apresentou os aspectos jurídicos da abertura de uma Central de Négocios, enquanto a contadora Silvana Buss apresentou os aspectos contábeis. Em seguida, o gerente de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae/SC, Jefferson Reis Bueno, fez sua exposição a respeito do tema e convidou o público a participar. Finalizando com o CEO da empresa de software Área Central, Jonatan da Costa, que apresentou ferramentas para facilitar o processo da Central de Negócios.

Ao final do evento, houve uma breve reunião de clínicas de endoscopia e seus representantes foram convidados a oficializar seu interesse na abertura da Central de Negócios em Santa Catarina.